segunda-feira, 15 de novembro de 2010

COMO A ÁGUA '' NASCE''

E por que ela nunca acaba?
Como é que a agua nunca “morre” ou seja como é que a água nunca acaba?Na verdade a história da água começou muito tempo atrás, há bilhões de anos, quando nem haviam seres vivos habitando o planeta.

O que acontecia em nosso planeta eram grandes erupções vulcânicas, e da lava destes vulcões eram lançados muitos gases e grande quantidade de vapor de água – nome dado à substância que surgiu com  dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio – o H2O, nossa água.

Este vapor foi se acumulando na atmosfera terrestre durante séculos e depois começou a passar do estado de vapor para líquido, o que originou os oceanos. A água, porém, sempre continuou a evaporar,  devido ao aquecimento do Sol e na atmosfera, ao chegar em temperaturas baixas,   voltava ao estado líquido e caia na forma de chuva.

Quando  os seres vivos surgiram, também passaram a evaporar água de seu corpo e, da mesma forma, o vapor eliminado pelos seres vivos seguia para a atmosfera que depois voltava ao estado líquido e caia em forma de chuva.

E assim é até hoje. Na natureza, o ritmo destas transformações é conhecido como “O Ciclo da Água”.

Atividades sustentabilidade água...

Atividades sustentabilidade água...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

PROJETO ÁGUA! !

Duração: 1 semestre
Idade: a partir dos 2 anos

-Descobrir, investigar e ampliar o conhecimento sobre água, seus estados, características e transformações.

Material: sucata, plástico transparente ou translúcido – potes, copos, baldes, vasilhas.

Atividades:
-Dispor de copos transparentes, água potável, pó para suco e colheres – provar a água pura, depois modificá-la com o pó, inclusive misturando sabores.
-Como encher um balde? Usar diferentes embalagens para encher o balde, sem interferência do adulto. Tentar carregar o balde cheio. Esvaziar da mesma forma, jogando a água nas plantas e/ou jardim.
Possíveis perguntas: Vamos experimentar a água? Como podemos sentir o cheiro da água? E como podemos mudar a cor, o cheiro e o gosto?
-Selecionar embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, buchas, esponjas, tampas, pratos. Propor que se encham bacias para brincar com barquinhos e outros. Perguntas: Qual o melhor pote a escolher? Será melhor pegar o grande, que cabe mais, ou o pequeno, onde cabe menos, e volto mais rápido? Em qual bacia devo colocar a água?

Obs: usar potes com furos, como vasos, e observar a reação da criança até que ela descubra o que fazer.
-Fazer chá, gelo, lavar roupa de boneca, tomar banho de esguicho, misturar água e areia, derreter gelo, lavar panelinhas, dar banho nas bonecas, fazer bolhas de sabão. Brincadeiras com bexiga d’água.

Que perguntas podem ajudar?
- O que aconteceu com a água?
- Para onde foi a água?
- O que se transformou? (gosto, estado, etc)
- O que se deu com a água?
- O pó virou água?

(perguntas que recuperem a memória)

-Assegurar acesso aos materiais e livre escolha.

-Conversas dirigidas sobre desperdício, observação da caixa d’água e do hidrômetro.
-Orientação para evitar desperdício na escovação de dentes e idas ao banheiro, demonstrando, na prática, o que se deve ou não fazer

ATIVIDADES PARA O DIA DA ÁGUA

Essas atividades com a água são a partir das sensações das crianças.

VISÃO
Que cor é a água?
Colocar água em copos brancos e observar sua cor.
A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram.
Usar chá de marcela, café e outras substâncias.
“A água é transparente”

AUDIÇÃO
_ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho.
_ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo).
_ Agitar as mão dentro de um tanque de água.
_ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro...

TATO
Tocar na água com diversas substâncias
Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia)
Sal (três colheres de sal para um copo de água)
Açúcar (mesma medida do sal)
Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.

PALADAR
Provar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).

OLFATO
Cheirar a água pura
Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).

OUTRAS ATIVIDADES

1. Jogo Derrete, Não Derrete.
Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera.
Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias
(farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio).
Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada.
Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte.
Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete.

2. Transportando Água
Como podemos transportar a água?
Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas.
Sem material: Apenas com as mãos
“Não dá? Então o que faremos?
Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres...

3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam.
Podem usar colheres para encher um copo.

4. Quem Enche Primeiro?
É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.

5. Como Se Faz e o Que Acontece?
O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador?
O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo?
Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos)
Recipientes diversos para fazer moldes.
Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar:
_ Podemos fabricar gelo? Como?
Encher novamente as formas e colocar no congelador.
6. Fogo e Água
Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos
água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo.
Observar o vapor subindo:
* Colocar um vidro no vapor e dar para as crian-
ças tocarem
* Colocar papel no vapor e observar.

POLUIÇÃO DA ÁGUA ! !

 

água suja gO planeta Terra é composto principalmente de água. Os oceanos cobrem a maior parte dele - e existem lagos, rios, córregos e até mesmo água subterrânea. Toda a vida da Terra - desde o menor dos insetos até a maior das baleias - depende dessa água. Ela é preciosa!

Mas não estamos fazendo um bom trabalho para manter a água limpa. Em muitos lugares, a água tornou-se poluída. Os rios e lagos são contaminados pelo lixo, esgoto ou por produtos químicos tóxicos despejados neles.

A água do subsolo pode ser poluída pela gasolina ou outros líquidos nocivos que penetram no solo. Alguns fertilizantes e agrotóxicos usados nas fazendas e em gramados também se infiltram pelo solo.
O oceano, que é a moradia de muitos tipos de vida, vem sendo usado há muito tempo como um lugar para se jogar lixo e produtos químicos tóxicos. Ele também está ficando poluído.Rio poluído

Precisamos salvar nossa água, mantendo-a limpa e saudável para que as pessoas, plantas e animais sempre tenham esse líquido precioso para beber. Os peixes e outras criaturas também precisam de um meio limpinho para viver.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fotos do Rio Tietê antes e depois

antes as pessoas andavam de barco no rio tietê,e também nadavam e se encontravam para se divertir com os amigos!
Agora as pessoas não consegue nem
chegar perto do rioporque cheira mal, e tem muito lixo,lixo que nós colocamos la todos dias até mesmo sem perceber. Vamos refletir sobre isso..

Vamos conhecer um pouco da história do Rio Tietê

Localização 

O rio Tietê nasce a 840 metros de altitude, na cidade de Salesópolis (estado de São Paulo), situada na região da Serra do Mar. Atravessa o estado de São Paulo, na direção de leste a oeste. Ele deságua no rio Paraná, no município de Itapura (divisa entre São Paulo e Mato Grosso).

Informações importantes
O rio Tietê possui 1.100 quilômetros de extensão e, em seu trajeto, banha 62 municípios paulistas. Faz parte de 6 sub-bacias hidrográficas (Alto Tietê (na Região Metropolitana de São Paulo); Piracicaba; Sorocaba/Médio Tietê; Tietê/Jacaré; Tietê/Batalha e Baixo Tietê).O potencial hidrelétrico do rio é bem utilizado na atualidade. No percurso, encontram-se instaladas diversas barragens. As principais barragens são: Edgard de Souza, Pirapora do Bom Jesus, Laras, Anhembi, Rasgão, Barra Bonita, Ibitinga, Três Irmãos e Promissão.


História e Poluição do rio

Este rio teve uma grande importância na história do país, pois serviu de rota para os bandeirantes, no século XVIII. Estes aventureiros, que ampliaram o território brasileiro, usavam o Tietê para chegar ao interior do estado de São Paulo, atingindo a região de Mato Grosso. Durante o percurso, os bandeirantes fundaram diversas cidades.
Nas épocas seguintes, foi muito utilizado para a navegação e até mesmo para a prática de esportes náuticos, principalmente, na região metropolitana de São Paulo. Foi a partir da década de 1950 que este quadro mudou. Com o crescimento populacional e industrial desordenado da cidade de São Paulo, o rio passou a receber o esgoto doméstico e industrial no trecho da cidade, deixando suas águas poluídas e contaminadas. 
A partir da década de 1990, após forte mobilização popular, o governo do estado de São Paulo deu início ao projeto Tietê Vivo. Este projeto, ainda em execução, tem apresentado bons resultados. A poluição da águas do rio já apresenta diminuição, pois boa parte do esgoto tem recebido tratamento. Espera-se que, nos próximos anos, o rio recupere as boas condições de suas águas como nas décadas passadas.

Enchentes 

A marginal do Tietê é uma importante ligação viária da cidade de São Paulo, localizando-se à margem do rio. Até o começo do século XXI eram comuns as enchentes, principalmente na época de verão. Estas enchentes provocavam transtornos ao trânsito da cidade, além de inundar casas, indústrias e estabelecimentos comerciais. As águas poluídas e contaminadas provocavam doenças (leptospirose, tifo, diarréias, entre outras) nas pessoas que entravam em contato com elas. 
A partir do ano 2002, o governo do Estado de São Paulo deu início ao projeto de rebaixamento e urbanização da calha do rio. Finalizado em 2006, este projeto apresentou resultados positivos, diminuindo significativamente as enchentes na marginal Tietê. 

Curiosidade
A palavra Tietê é de origem indígena (tupi) e significa "caudal volumoso".